Nossa

Filosofia

 

Partimos do pressuposto bíblico, entendendo que, sendo a Verdade uma pessoa da Trindade, extraímos dela nossos conceitos fixos de Bom, Belo e Bem, entendendo que toda epistemologia e ciência se baseiam no Deus criador e fonte de toda sabedoria.

Cristocêntrica

Acreditamos que uma educação centrada em Deus vai além dos Parâmetros Curriculares Nacionais, de orações e aulas de Educação Cristã. As Escrituras e o Conhecimento de Deus devem ser o ponto central do princípio do saber, entendendo que mais que simples disciplinas, instruímos para a sabedoria e as boas obras [c.f. II Timóteo 3:16-17]. Partimos do princípio da Paideia de Deus [c.f. Efésios 6:4], pastoreando o coração dos estudantes e levando-os à piedade.

Clássica

Partindo de uma visão clássica, acreditamos que há em cada estudante um potencial para se tornar um grande pensador através dos estímulos corretos e, principalmente, por meio das artes ditas liberais: o Trivium (Gramática, Lógica, Retórica) e o Quadrivium (Aritmética, Geometria, Música e Astronomia). Uma educação que traz consigo as concepções de práxis e de epistemologia aristotélicas e de conhecimento prático. Educar, desta forma, para erudição, fornecendo as ferramentas da aprendizagem.

A Inteligência Humilhada

Entendemos que toda inteligência deve se subjugar à soberania e majestade de Deus, tendo ciência que as compreensões da Verdade e amplitude da realidade são dádivas de um Deus gracioso, concedidas através de um exercício de humilhação da inteligência diante do Criador – a saber, por excelência, a oração.

Multidisciplinaridade

Entendemos que a o conhecimento não é compartimentado como tem sido apresentado pelo currículo proposto em nosso sistema educacional. As disciplinas devem dialogar e os professores, como mestres que conduzem seus aprendizes pela via do conhecimento, devem relacionar os assuntos e disciplinas a fim de gerar ampla compreensão e entendimento por parte do estudante. Se Deus é o criador de todo o Universo, logo todo conhecimento deve convergir no Criador.

Confissão de

 

Acreditamos em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra; E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem, Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos; Creio no Espírito Santo, na santa Igreja de Cristo, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém. (Credo dos Apóstolos)

  • Acreditamos que só há um único e verdadeiro Deus, eterno, existente em três Pessoas de um só poder, substância, e eternidade — Pai, Filho e o Espírito Santo. Ele é perfeitamente sábio, fonte eterna que jorra toda bondade. Ele é onipotente, onisciente e onipresente. Em todas as coisas Ele é limitado por nada mais do que sua natureza e caráter. Acreditamos que o Deus a quem servimos é Santo, Justo, Bom, Amoroso e cheio de Graça. Ele é o Criador, Sustentador e Governador de todas as coisas que foram criadas.
  • Acreditamos na verdadeira plena deidade e completa humanidade de nosso Senhor Jesus Cristo, de tal modo que suas duas distintas naturezas, divina e humana, foram inseparavelmente unidas em uma única pessoa, sem conversão, composição ou confusão. Nós acreditamos em seu nascimento virginal, vida sem pecado, em seus milagres, em sua morte vicária e expiatória através do derramamento de seu sangue, em sua ressureição real e corpórea, em sua ascensão para a destra do Pai e na sua volta pessoal em poder e glória.
  • Acreditamos que Adão foi feito do pó da terra e formado à imagem e semelhança de Deus, a qual foi boa, reta e santa. Por causa do pecado de Adão toda a humanidade está em um estado de rebelião contra Deus. Para a salvação de cada homem perdido e pecador, a regeneração pelo Espírito Santo é absolutamente necessária.
  • Acreditamos que a salvação é pela graça por meio da fé somente, e a fé sem obras é morta. Nós acreditamos que Deus livremente justifica os seus, não infundindo neles justiça, mas perdoando seus pecados, e são contados e aceitos como justos, por causa de Jesus Cristo somente.

  • Acreditamos no presente ministério do Espírito Santo, habitando o cristão, permitindo-o viver uma vida piedosa, assim como o Espírito de Cristo em nós nos permite fazer livre e alegremente a vontade de Deus revelada nas Escrituras, requerida de nós. Acreditamos que as boas obras são somente fruto da fé verdadeira, conforme a Palavra de Deus e devem ser feitas para a glória de Seu Nome.
  • Acreditamos que Deus escolheu um dia quando Ele virá julgar o mundo através da justiça de Cristo. Acreditamos na ressureição tanto dos não-salvos quanto dos eleitos; os que foram salvos ressuscitarão para a Vida e os perdidos ressuscitarão para a condenação.
  • Acreditamos na unidade espiritual de todos os crentes em nosso Senhor Jesus Cristo. Todos que estão unidos em Cristo como Cabeça da Igreja estão unidos uns aos outros em amor e têm comunhão com seus dons e graça.