“[...]ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem. [...] Torna-se evidente, pois, que FRÔNESIS é uma virtude e não uma arte. E, como são duas as partes da alma que se guiam pelo raciocínio, ela deve ser a virtude de uma dessas duas, isto é, daquela parte que forma opiniões; porque a opinião versa sobre o variável, e da mesma forma FRÔNESIS. Sem embargo, ela é mais do que uma simples disposição racional: mostra-o o fato de que tais disposições podem ser esquecidas, mas FRÔNESIS, não.”
Aristóteles

Frônesis é a habilidade para pensar como e por que devemos atuar para mudar nossas vidas para melhor. Frônesis se converte, no Latim, em prudentia. Sua definição é 'consciência', ou seja, compreender a diferença entre o bem e o mal.

 

 

Frônesis

 

"Frônesis é o casamento da ação com a vontade e consciência de que nada é melhor do que realizar este ato" Dr. Jonas Madureira (pastor e filósofo)

"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus"
(Filipenses 2:5)

Mensagem dos

Diretores

 

Quando apreciamos a fascinante história do Rei Josias, em uma leitura atenta, podemos perceber o papel da educação na transformação política, econômica, social e espiritual de uma nação. Josias foi, possivelmente, o rei mais novo que já existiu na história. Aos 8 anos de idade, ele precisou assumir o torno de Judá após um golpe de Estado no governo de seu pai, o iníquo Amom. Entretanto, indo na contramão de seu histórico familiar, Josias é conhecido como um rei temente ao Senhor durante toda a sua vida.

Os primeiros versículos do capítulo 34 de II Crônicas nos mostram um detalhe interessante: Ainda uma criança, o rei decidiu servir a Deus. Esta decisão se torna ainda mais interessante quando lembramos que o Livro da lei, palavra de Deus revelada até aquele momento, estava perdido. Ou seja, isto significa que, para Josias ter aprendido as leis do Senhor, ele precisou ter tutores fiéis aos mandamentos de Deus que o instruísse piedosamente. Aos 16 anos, ele começou uma verdadeira reforma em Judá. Desde a forma de adoração às relações socioeconômicas, passando por uma exímia política externa, Josias se torna um valioso instrumento para trazer um verdadeiro Avivamento para o povo da Aliança.

Meditar nesta história nos faz entender com qual motivação ministerialmente nos dedicamos à educação cristã clássica. Cada vez que entramos em sala de aula e ensinamos a partir de uma cosmovisão bíblica, sabemos que educamos, formamos e instituímos outros Josias para começarem uma verdadeira reforma nesta nação.

 

 

 

 

João Marcos Paladino Coelho

 

Roberto Henriques Coelho Junior

 

Cremos que de nossa comunidade escolar sairão os futuros líderes desta país, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Mesmo diante do cenário desesperador que nossa nação possa estar, cremos que Deus está assentado em seu alto e sublime trono, governando todas as coisas e acreditamos que através da educação centrada nas escrituras poderemos gerar agentes catalizadores para uma transformação de nosso país amado, o qual nosso Senhor nos deu para amarmos e cuidarmos.

Por meio de uma educação cristã e clássica, temos ensinado todos os preceitos do Senhor, desenvolvendo em nossos estudantes uma erudição, baseada nos valores que constituíram nossa civilização ocidental. Desde a leitura de clássicos da Literatura mundial até a áreas de conhecimentos para amplo conhecimento do mundo criado, esperamos formar os homens e mulheres no temor do Senhor para que experimentemos novos dias, pela graça de nosso Deus.

Toda a experiência dentro do Frônesis Christian School é maravilhosa, pois podemos ver o bondoso agir de Deus sobre nossas vidas e na vida das famílias que compõe nossa comunidade escolar. Não podemos prever todos os frutos que estas sementes lançadas por uma educação cristã clássica nos darão, mas sabemos que é somente através de um ato corajoso de se manter fiéis às Escrituras que conseguiremos experimentar, por meio da pessoa do Espirito Santo, um verdadeiro avivamento em nossa pátria-mãe.

Nossa Missão

 

Desejamos que nossos alunos tenham uma formação integral, correlacionando tanto o conhecimento científico quanto o conhecimento prático, a partir do pressuposto de que todo conhecimento procede de Deus. Estimular as interações sociais, reconhecendo-se o discente como ser social e portador de um mandato social e cultural dado por Deus. A partir disto, acreditamos na educação pela elevação dos níveis de consciência existencial. Da alma ao intelecto, educamos para erudição através dos valores cristãos.

Esperamos que o aluno compreenda a necessidade de uma formação completa, não somente utilitarista, buscando formar uma erudição e aprender ars gratia ars. Formar leitores, intérpretes, conceituadores e críticos de seu tempo, partindo de uma cosmovisão bíblica e redimindo a cultura pela Verdade.

Ansiamos criar uma consciência servil e cívica em nosso aluno em relação à sua comunidade e seu país. Formar cidadãos plenos e conscientes de seus direitos inalienáveis e seus deveres indispensáveis. Estimular um sentimento patriótico e consciente dos símbolos nacionais e de sua história.